sexta-feira, 30 de abril de 2010

Influente Lula

Lula da Silva foi eleito pela Times como o homem mais influente do mundo, à frente de líderes como o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o director do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn.
A revolução que Lula operou no Brasil foi tema do paralelos da edição 75 do Novo Jornal, publicada em 26 de Junho de 2009.

Liberdade (Crónica publicada no Novo Jornal)

A comunicação social vive uma crise sem precedentes. Nunca houve tantos títulos, mas nunca houve também tanta falta de liberdade. As redacções são cada vez mais apertadas; o jornalismo de investigação começa a ser um género em extinção; a informação produzida pelas agências de comunicação (propositadamente chamada de conteúdos para que seja feita por profissionais indiferenciados e não jornalistas) ocupa um crescente espaço entre a matéria noticiosa; e a tendência para o minimalismo e afunilamento dos temas gera um efeito perverso: as notícias repetem-se à escala planetária, apenas com nuances nacionais e locais, criando a aparência de credibilidade, quando muitas vezes são informações que servem, e bem, interesses que nada têm a ver com o direito supremo dos leitores à informação.
Vamos a factos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Homicídios (Crónica publicada no Novo Jornal)

O último Presidente da didatura militar argentina foi condenado a 25 anos de prisão por responsabilidade directa em dezenas de homicídios e no rapto de centenas de bebés.
Acusado do crime de violação dos direitos humanos, o general Reynaldo Bignone ouviu a sentença que o condena, aos 82 anos de idade, por crimes cometidos entre 1978 e 1979, quando era vice-chefe da base militar Campo de Mayo, o maior centro de tortura do país.