segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Que penúria! (crónica publicada no Novo Jornal)

Dois reclusos de uma prisão da capital portuguesa, considerados perigosos, conseguiram fugir de uma carrinha celular, em pleno dia, quando iam ser ouvidos por um juiz.
O incidente ocorreu no estacionamento do Departamento Central de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Quando um dos guardas abriu a porta da carrinha foi atingido na cara com gás pimenta. Dois dos três reclusos, detidos por crimes relacionados com tráfico de drogas, conseguiram escapar. Furtaram um automóvel, dispararam alguns tiros e meteram-se em fuga.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Discriminação partidária

Um grupo de jovens foi detido pela Notícia Nacional quando tentava entregar folhetos aos deputados a solicitar o adiamento da aprovação da lei que institui o 14 de Abril como o Dia Nacional da Juventude.
Os jovens contestam o facto de a Assembleia Nacional escolher como Dia da Juventude angolana a data em que morreu um herói do MPLA, partido que detém uma representação esmagadoramente maioritária no parlamento angolano.
Os jovens, que representam diversas organizações juvenis da oposição, têm o direito de reclamar por uma data suprapartidária, sem que isso ponha em causa os feitos de Hoji-Ya-Henda.
Travá-los e enclausurá-los, durante algumas horas, numa esquadra de polícia não cala a sua voz, nem apazigua os ânimos de representantes de organizações partidárias juvenis que também querem fazer parte da história do seu país.
Porque também lutaram pela independência de Angola.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Poema cantado


Nha mudjer

Mario Lucio Sousa 


 Vídeo do Myspace
 
Mário Lúcio começou bem o ano de 2011.
O último disco do músico caboverdiano, «Kreol» está em quinto lugar na tabela de melhor disco do mundo da World Music Workshop das rádios da União Europeia.
O CD está há dois meses no Top 15 e no mês de Janeiro subiu sete posições, estando à frente de trabalhos como «Cesária & …», que ocupa o 15º lugar.
A crítica destaca a concepção de Mário Lúcio sobre a ideia do crioulo e louva o músico, que se lançou a solo com o disco «Mar e Luz» depois de uma carreira de destaque com os Simentera, por ter incorporado habilmente entre os seus convidados Harry Belafonte e a também caboverdiana Cesária Évora.
Do seu primeiro álbum, destaco outro dueto (de que fica aqui um excerto). «Nha mudjer» junta as vozes de Mário Lúcio e do brasileiro Gilberto Gil num tema que é, todo ele, um poema.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Haja saúde (crónica publicada no Novo Jornal)

A revolução cubana trouxe uma das mais bem sucedidas reformas da saúde que o mundo conhece e deu ao regime dos irmãos Castro uma das mais bem sucedidas armas de política externa.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Porque há quem merece

Foto: Ampe Rogério, Novo Jornal

Há uma professora na Escola Portuguesa de Luanda que há muito merece uma distinção do governo português pelo muito que fez, e faz, pela língua.
Cremilda de Lima não é uma professora qualquer.
Esta angolana, formada na primeira escola do Magistério Primário que abriu em Angola, no Bié, simboliza aquilo que deve ser um professor. Alguém que não se conforma, que faz da adversidade oportunidade, e que encara o ensino como uma missão, que cumpre com empenho e prazer.
Nos anos 80, confrontada com a falta de livros em Angola, por causa da guerra no país, Cremilda de Lima começou a escrever pequenas histórias, consciente de que a melhor forma de ensinar os alunos era com o recurso às narrativas.
As suas histórias começaram a correr mão e daí à publicação foi um passo. No dia 31 de Dezembro de 2010, a autora lançou mais um livro, «A viagem do pai Natal», que conta a história de uma menina, Olguinha, que ganhou uma boneca como prenda.
Muitos outros livros incentivam as crianças a ler e transmitem valores universais, sem esquecer as tradições e vivências angolanas.
Com tantas comendas que se atribuem no 10 de Junho – Dia de Portugal, Camões e das Comunidades - não fica mal ao governo português olhar para sul.
Mais do que um prémio, é um acto de justiça para quem serve, tão bem, a língua portuguesa.

Só rir (crónica publicada no Novo Jornal)

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Navarra, Espanha, concluiu que com 15 minutos de riso por dia se ganham quatro anos e meio de vida.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pelo pão... (crónica publicada no Novo Jornal)

Um electricista romeno do canal de televisão estatal atirou-se, na antevéspera do Natal, das galerias do Parlamento em Bucareste para protestar contra as medidas de austeridade do governo.