segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Erro irreparável (crónica publicada no Novo Jornal)

Troy Davis foi executado às 23h08 locais (4h08 em Luanda) de quarta-feira, apesar dos diversos pedidos de clemência. A justiça ficou, uma vez mais, longe dos tribunais americanos, que, juntamente com o Japão, é o único país democrático que mantém a pena de morte.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sai da frente... Facebook (crónica publicada no Novo Jornal)

A vida de Hélio Catarino teve uma viragem de 180 graus, desde que um vídeo no YouTube deu a conhecer a sua monumental queda de skate. Numa semana, o «Fail like a boss» teve dois milhões de visualizações. Frases como “o medo é uma cena que a mim não me assiste” e “sai da frente, Guedes” tornaram-se conhecidas no mundo inteiro. E repetidas durante o Verão português.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Heróis desamparados (crónica publicada no Novo Jornal)

Dez anos depois, a homenagem aos heróis do 11 de Setembro definha por um sentimento de injustiça provocado pelo desamparo dos que contraíram doenças ao tentar salvar vidas e resgatar cadáveres no meio dos escombros do Worl Trade Center (WTC).

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

As noites da humanidade (crónica publicada no Novo Jornal)

“Fadil Sanaan estava a relaxar nas escadas da fonte pública (…) Então viu um homem de aspecto radiante e leve sorriso que se dirigiu para ele e se sentou a seu lado. (…) - Não é deste bairro, pois não?
- O seu instinto está certo – disse o homem de forma simpática -, mas escolhi-o a si para conversar.
Fadil ficou a olhar para ele com a cautela que tinha adquirido à força de ser perseguido pelos espias.