segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A voz de Portugal (crónica publicada no Novo Jornal)

A escritora Maria Teresa Horta recusou receber das mãos do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, o prémio D. Dinis que lhe foi atribuído pelo seu romance «As Luzes de Leonor.
A cerimónia de entrega do prémio estava marcada para hoje, sexta-feira, mas acabou por ser anulada, após a autora ter informado a Fundação Casa de Mateus da sua decisão, tomada dias depois de manifestações que juntaram em várias cidades do país mais de um milhão de portugueses.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sayovo d'Ouro





Em 2004, José Sayovo foi recebido em apoteose, em Luanda, depois de conquistar três medalhas de ouro, nos Jogos Paralímpicos de Atenas, na Grécia.
Quatro anos, depois o atleta invisual voltou a ser medalhado, nos Paralímpicos de Pequim.
Sayovo melhorou o seu próprio recorde na competição e trouxe três medalhas da capital chinesa. Mas, por ser prateado o feito não mereceu parangonas. E o regresso a casa não foi festejado como o atleta merecia.
Na semana passada, José Sayovo voltou à ribalta com a sua passagem por Londres.
Nos Jogos Paralímpicos de 2012, o velocista conquistou novamente o ouro e, mais uma vez, Luanda ergueu-se para receber em festa o atleta angolano com o melhor palmarés de sempre.
O próprio governo, através do ministro da Juventude e Desportos, manifestou o seu reconhecimento pelos feitos do velocista, que conta com mais de 40 medalhas, desde que se lançou nas competições aos 14 anos.
O ministro Gonçalves Muandumba entregou um cheque de dois milhões de kwanzas a Sayovo e prometeu continuar a apoiá-lo para que ele continue a proporcionar alegria aos angolanos.
Desde a sua primeira medalha olímpica, José Sayovo não mudou na sua determinação para elevar bem alto a bandeira angolana.
Já a reacção dos adeptos vai mudando ao sabor das medalhas...

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A mentira (crónica publicada no Novo Jornal)

 
 
 
Foto. Reuters


Na manhã do dia 11 de Setembro de 2001, muitos dos que ficaram encurralados nas Torres Gémeas, no World Trade Center de Nova Iorque, ligaram para a família. Alguns não conseguiram falar e a sua voz foi parar a gravadores de mensagens. Uns comunicaram que um avião tinha embatido numa das torres, mas que estavam bem; outros ligaram apenas para dizer “amo-te”; e houve ainda os que testemunharam, em directo, os momentos derradeiros do inferno de chamas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A utopia em Marinaleda (crónica publicada no Novo Jornal)

Em plena crise europeia, há uma cidade no sul de Espanha que vive em comuna há mais de 30 anos, com um sucesso assinalável. E que nas últimas semanas saltou para as páginas dos jornais, por causa da iniciativa do seu líder, um Robin dos Bosques moderno, misto de Che Guevara e Lula da Silva.