segunda-feira, 15 de julho de 2013

A sangue frio (crónica publicada no Novo Jornal*)

Ahamed Samir Assem está a gravar os confrontos em frente ao edifício da Guarda Republicana. O local tornou-se palco de confrontos no Egipto. Muitos dos que se opuseram ao Presidente Morsi, que foi obrigado a demitir-se, escolheram o local para acampar. Os confrontos resultaram em 51 mortos, vítimas de balas do exército.
O jovem fotógrafo do jornal local «Al-Horia Wa Al-Adala» regista o tiroteio. De câmara em punho, foca um soldado que dispara repetidas vezes contra a multidão. De repente, a trajectória da arma muda. O soldado gira a espingarda e aponta-a na direcção de Ahamed Samir Assem. Uma bala atinge o jornalista, que tomba inerte. O momento fica registado na câmara do repórter, de 26 anos.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Vespas e bestas (crónica publicada no Novo Jornal*)

Um perito em entomologia (ciência que estuda os insectos e a sua relação com o homem e o meio ambiente) destruiu esta semana um dos maiores ninhos de vespas gigantes do mundo.
Jonathan Simkins foi chamado pelos proprietários do terreno onde as vespas fizeram morada, no estado da Flórida, e ficou impressionado. “Este ninho de vespas gigantesco fará com que não queiras voltar a sair nunca”, escreveu o especialista, na sua conta no Twitter.

Deus lhe pague (*) (crónica publicada no Novo Jornal*)

“Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer, e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague”




No espaço de uma semana, protestos que tiveram início em São Paulo contaminaram o Brasil inteiro. Numa década, os governos de Lula da Silva, que seguiram o impulso dado por Fernando Henrique Cardoso, tiraram milhões de cidadãos da pobreza extrema e o Brasil atingiu o grupo de “alto desempenho” em desenvolvimento humano, ao figurar entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o défice no Índice de Desenvolvimento Humano, entre 1990 e 2012, conforme conclui o relatório do Desenvolvimento Humano 2013 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).