segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dar e comunicar (crónica publicada no Novo Jornal*)

A mulher agarra a criança e arrasta-a para a rua, aos gritos: “ladrão”. Uma miúda, sensivelmente da mesma idade, e o seu pai, dono de um restaurante, testemunham a gritaria.
“O que roubaste?”. O rapaz exibe um frasco de xarope e vários comprimidos. “O que vais fazer com isto?” - insiste a mulher.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A outra guerra (crónica publicada no Novo Jornal*)

Há uma guerra que avança no mundo, sem arsenal químico, nem armas tradicionais, mas com efeitos mais letais do que as guerras convencionais.
Ela mata, mutila e dilacera milhões de mulheres e crianças. Apesar disso, não merece parangonas, não mobiliza os líderes internacionais, não chega aos grandes fóruns mundiais, nem exorta discursos da Nação.
Limita-se a constar em relatórios de organizações humanitárias, a ser discutida em cimeiras sectoriais e, de vez em quando, abre noticiários, que mobilizam a opinião pública durante um período de tempo, geralmente curto, caindo no esquecimento necessário para o retomar da velha ordem. Uma ordem que arreda as mulheres do direito a serem seres humanos com direitos.

sábado, 7 de setembro de 2013

I have a dream (crónica publicada no Novo Jornal *)

“Estou feliz por me juntar a vocês hoje naquilo que vai ficar para a história como uma grande demonstração pela liberdade na História da nossa Nação”.
Há 50 anos, Martin Luther King começava com esta frase o discurso que viria a desencadear uma das mais importantes transformações na sociedade norte-americana e que permitiu concretizar o desejo dos arquitectos da Constituição que, na Declaração da independência, proclamaram o “inalienável direito” de todos os homens à “vida, liberdade e felicidade”.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A farsa do Cairo (crónica publicada no Novo Jornal*)

O sangue dos mais de 500 mortos que a intervenção militar no Egipto derramou na quarta-feira sangrenta colocou o país à beira de uma guerra civil e tirou o véu sobre a encenação montada pelo regime militar.