quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Caricaturas (crónica publicada no Novo Jornal*)

                                                             Execuções públicas de mulheres em Raqqa, na Síria

Em 2014, Haruna Yukawa viveu um ano trágico. No espaço de poucos meses, a mulher morreu de cancro e ele ficou falido. Tentou o suicídio, mas como não foi bem-sucedido resolveu ir para a Síria. Talvez encontrasse no meio do caos um sentido para a sua vida.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O mito económico (crónica publicada no Novo Jornal*)

                              Eike protagonizou a ascensão e a queda mais meteórica do Brasil (foto Veja Brasil)

A queda de Eike Baptista, que em 2012 foi considerado por Dilma Rousseff um exemplo para o Brasil, causou em 2013 um vendaval nas bolsas e um rombo nos bancos brasileiros, estimado agora em 2,9 mil milhões de dólares.
Há pouco mais de um ano, os brasileiros desdobravam-se a tentar responder à pergunta ‘como foi possível?’ Hoje, a questão que se coloca é quanto tempo o sistema brasileiro necessita para recuperar do rombo?

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O Charlie vive (crónica publicada no Novo Jornal*)


A liberdade não tem preço. Nem é um produto passível de transação. Ela é resultado de anos e anos de conquistas. Séculos de progresso material e de desenvolvimento do espírito humano. Um bem da Humanidade posta ao seu serviço, que não pode recuar, mesmo perante os canos de uma metralhadora.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ano horribilis (crónica publicada no Novo Jornal*)

Ao olhar para o ano que termina há poucos motivos para sorrir. 2014 foi um ano horribilis, de norte a sul do planeta. Os que procuram razões no acaso contribuem para prolongar a má sorte. Os que acreditam que os fenómenos são consequência dos actos e decisões que tomamos têm, no balanço do ano, uma boa oportunidade para começar a traçar um novo plano.