quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

No creo... pero (crónica publicada no Novo Jornal)

O mundo viveu esta semana um acontecimento que só se repete daqui a 89 anos. Na quarta-feira atingiu-se a última data do século com três números iguais (dia, mês e ano), num alinhamento (12-12-12), que só se repete no dia 1 de Janeiro de 2101 (01-01-01). A nove dias do fim do ciclo profetizado pelo calendário Maia, que começou há 5.125 anos e que termina a 21 de Dezembro, este alinhamento provocou calafrios nos mais catastrofistas. A aproximação à Terra do asteroide Tutatis, na quarta-feira, acentuou os temores dos que alinham pelo presságio. Mas não houve registo de acidentes. O Tutatis, que visita a Terra de quatro em quatro anos, ficou a uma distância maior do, em 2004, quando esteve tão perto que foi possível vê-lo com pequenos telescópicos.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Loucos (crónica publicada no Novo Jornal)

Em 1980, uma garrafa de Coca-Cola atirada de um avião dava início a uma odisseia envolvendo o pequeno Xixo, um bosquímano do Kalahari, protagonizado por Nixau, um fazendeiro do Botswana que correu seca e meca para devolver o objecto à procedência.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Apagar as mulheres (crónica publicada no Novo Jornal)

A Arábia Saudita, um dos países mais restritivos do mundo, não pára de impressionar.
Não bastava ser o único território do mundo onde as mulheres são proibidas de conduzir, é agora o único Estado que monitoriza electronicamente as suas movimentações e que planeia a construção de cidades industriais exclusivamente femininas.