A mulher agarra
a criança e arrasta-a para a rua, aos gritos: “ladrão”. Uma miúda,
sensivelmente da mesma idade, e o seu pai, dono de um restaurante, testemunham
a gritaria.
“O que
roubaste?”. O rapaz exibe um frasco de xarope e vários comprimidos. “O que vais
fazer com isto?” - insiste a mulher.
O homem pede à
filha que traga um saco de comida. Pega na bolsa de plástico transparente,
coloca os medicamentos no seu interior e entrega ao menino. A criança ergue o
olhar, fixa-o no homem, pega no saco e corre.
Trinta anos
depois, pai e filha servem no mesmo restaurante. A filha chama o pai e indica a
porta, onde um mendigo suplica comida. O homem pega num saco, entrega-o e
devolve o olhar ao grelhador. De repente cai, a jovem corre na sua direcção e,
numa fracção de segundo, o cenário muda.
Num hospital, o
homem recupera de uma operação ao cérebro. Um médico olha o paciente deitado,
rabisca um papel e sai.
A filha recebe
a conta das mãos de uma enfermeira, no valor de 792,000 Baht. Quantia demasiado
elevada para os rendimentos da família. A rapariga chora, com o papel na mão. Fala
com o médico - um rapaz de óculos, sensivelmente com a sua idade - que olha
atentamente, sem articular uma palavra.
À porta do
restaurante, um aviso assinala a venda do imóvel. É urgente.
De novo no
hospital, a filha chora sobre a cama do pai. Quando levanta a cabeça, vê um
envelope, de onde retira um novo documento de cobrança, com a conta a zero. Na
parte inferior do papel, há uma anotação: “Todas as despesas foram pagas há 30
anos, com três pacotes de medicamentos para as dores e um saco de comida”. Está
assinado pelo dr. Prajak Arunthong, o rapaz a quem, três décadas antes, o dono
do restaurante devolveu os medicamentos que o ajudaram a aliviar as dores da
sua mãe.
Esta história
faz parte do anúncio de uma operadora móvel tailandesa e está a comover o
mundo. Em apenas seis dias, o anúncio «Giving» da True Move H tornou-se viral,
com milhões de visualizações nas redes sociais.
A história em
si não traz nada de novo. Há inúmeras histórias que atestam o poder da dádiva e
a influência que isso tem na vida das pessoas. O que é inédito é que uma
operadora móvel escolha como tema de uma campanha de marketing, feita com o
objectivo de gerar lucro, o lema “A generosidade é a melhor forma de
comunicação”. A reacção ao anúncio prova que foi uma boa aposta.
A comunicação
tem, de facto, um poder ilimitado, para bem e para o mal, por isso não há
instituição hoje que não se rodeie de especialistas que a ajudem a transmitir
eficazmente a sua mensagem.
No meio da
comunicação profissional, há os virtuosos. Os que dispensam a manipulação, os
que se limitam a transmitir aquilo que é a sua essência e que permanece
intacta, mesmo quando são titulares de cargos que transcendem a sua
individualidade. Nelson Mandela é um desses casos. O Papa Francisco dá mostras
de ser outro e arrisca-se a ficar na História como o Homem que revolucionou a
igreja e que a devolveu à sua função bíblica: a de estar ao serviço de quem precisa.
Depois de
vários episódios que demonstram que há uma nova liderança entre os católicos e
uma inversão no curso que a igreja vinha seguindo, o Papa Francisco referiu-se
esta quinta-feira a um novo escândalo no seu seio: a dos “bispos aeroporto”,
que passam o tempo em viagem, em vez de estarem junto dos fiéis.
Num encontro
com prelados do Médio Oriente, nos quais se incluíam dois sírios, o sumo
pontífice pediu que os bispos “permaneçam” entre o seu povo, com quem estão
casados, e que se mantenham nas suas dioceses, “sem procurar mudanças e
promoções”.
"Sejam pastores que
recebem, que caminham ao lado do vosso povo, com afeição, misericórdia, um
comportamento doce e firmeza paternal, com humildade e discrição também,
capazes de terem consciência dos vossos limites e de ter uma boa dose de
humor", acrescentou o papa Francisco, exortando-os a abandonarem a
“psicologia de príncipes” que atinge alguns bispos.
Dar é uma boa forma de
comunicar. A comunicação com humor também é uma dádiva. Juntos compõem uma fórmula,
cientificamente confirmada.
*20 de Setembro de 2013
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