terça-feira, 4 de março de 2014

Inferno de Kiev e de Putin (crónica publicada no Novo Jornal*)

A Ucrânia está dividida. Metade é pró-russa, a outra metade, a que tomou conta da praça da independência, é pró-europeia. De um lado e de outro, as posições radicalizam-se. A intervenção policial e militar de terça-feira, ordenada pelo Presidente Viktor Ianukovitch, acendeu o rastilho. Ninguém sabe ao certo quanto lastro ainda existe até ao barril de pólvora. Ninguém consegue prever o desfecho do braço de ferro, na Praça da Independência, tomada pelos manifestantes como símbolo da resistência à aproximação à Rússia.
Resistir ou morrer é a palavra de ordem dos manifestantes. Desmobilizar ou morrer é o que contrapõem os defensores do actual Presidente ucraniano. Entre uns e outros não há meio-termo, nem se encontra mediador eficaz.
A Rússia incendeia os ânimos com um discurso incitador; a Europa ameaça com sanções contra os executores da violência na Ucrânia; e os Estados Unidos tomam posição no conflito, com o Presidente Barack Obama a pôr em causa a manutenção de Ianukovitch por ter ultrapassado a linha vermelha, ao ordenar o ataque de pessoas que querem expressar-se livremente.
No meio dos acontecimentos desta semana, precipitados por uma intervenção militar que tentou desmobilizar com sangue manifestantes pró-Europa, a demissão do presidente da Câmara de Kiev é vista como um prenúncio da derrocada de Ianukovicth, apesar da desigualdade de armas, como notou à Lusa, um imigrante ucraniano, que se juntou aos opositores do governo na Praça da Independência.
“Ninguém sai daqui e vem mais gente para resistir ou morrer”, afirmou Sergei Sheyndryk. Tal como ele, outros emigrantes ucranianos espalhados pela Europa ponderam regressar ao seu país para engrossar as fileiras da resistência e ajudar a nascer “uma Nação livre, sem comunistas, nem bandidos”.
Enquanto não chegam, novas barricadas se erguem no centro de Kiev, com organização e estratégia militar. Apesar da desigualdade de armas, os manifestantes não arredam pé da praça da Independência. Os mortos não abriram fissuras na determinação em resistir, apesar de a contabilidade continuar a subir, chegando a uma estimativa de 100 mortos no final desta quinta-feira negra.
Nas fotografias que circulam em todo o mundo, dando conta do “Inferno” que se vive no coração da Ucrânia, imagens de mulheres a distribuir alimentos entre os manifestantes contrastam com fotos de sangue, morte, fogo e polícia de choque.
Independente após o colapso da União Soviética, em 1991, parte da Ucrânia olha com desconfiança para a Rússia e reage a cada piscadela de olho do Kremlin. A Revolução Laranja, que invadiu as ruas em 2004, resultou na vitória do campo pró-ocidental, abrindo caminho a uma aproximação à União Europeia e à Nato. Mas o retomar do namoro russo, que interrompeu a trajectória de aproximação entre a Ucrânia e a União Europeia, e que em Dezembro culminou na assinatura de um acordo entre o Governo de Ianukovicth e a Rússia, no montante de 15 biliões de dólares em títulos do governo ucraniano, fez explodir os protestos iniciados em Novembro de 2013.
Um negócio que se está a revelar ruinoso para a Rússia, por causa do impacto negativo que os protestos estão a ter na economia ucraniana.
A instabilidade política dos últimos meses provocou a fuga maciça dos investidores internacionais e atingiu o grívnia, a moeda da Ucrânia, que quinta-feira chegou a novos mínimos, temendo-se o contágio nas moedas dos países vizinhos, que também registaram acentuadas quebras no mercado.
O rublo russo não sai incólume e registou um mínimo face ao euro, fazendo tremer as autoridades russas que apelaram, insistentemente, para que o Presidente Ianukovitch reprimisse com determinação a tentativa de golpe de estado em curso no seu país.
“Ou um presidente democraticamente eleito usa a força para travar o golpe de Estado, ou abandona o cargo e o golpe triunfa”, afirmou à BBC Serguei Marko, antigo deputado do partido de Vladimir Putin, surgindo em contracorrente com os apelos ouvidos ao longo do dia para o fim da violência.
Não estranha a pressão russa. Com a Ucrânia cada vez mais em risco de incumprimento e de entrar em default, o Kremlin, que é o principal financiador externo de Kiev, está em risco de perder 30 mil milhões de dólares, segundo cálculos da BBC, o que justifica, em parte, o título com que o «The Economist» grafou a primeira página de quinta-feira: «O inferno de Putin».

*Publicada no dia 21 de Fevereiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário