segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mingas de ouro



O Homem é voz;
o Homem é verbo;
o Homem é alma.
Ruy Mingas foi homenageado no dia 5 de Junho, em Paris.
A Academia Francesa de Artes, Ciências e de Letras atribuiu-lhe a medalha de ouro para estrangeiros pelo seu contributo artístico, por ter musicado muitos dos poemas escritos num contexto histórico de luta contra o colonialismo e de luta pela independência de Angola.
O seu nome está ligado a muitas das músicas que fazem o cancioneiro angolano e português. «Os meninos do Huambo», que Paulo Carvalho celebrizou em Portugal, é apenas um exemplo. Muitos outros têm a sua assinatura.
“Sinto-me particularmente orgulhoso pelo meu país – afirmou numa entrevista ao Novo Jornal - porque não foi Ruy Mingas, uma figura abstracta que foi galardoada, mas sim o cidadão de Angola cuja obra é um pouco esquecida no meu país de origem, mas foi reconhecida por uma organização académica da dimensão desta associação e de um país, que não é só uma potência mundial, mas tem um peso significativo em termos culturais em todo o mundo”.
Homenageado em França, nunca no seu país.
Ruy Mingas já se surpreendeu por esta omissão.
Hoje está “completamente indiferente” por “nunca” ter sido “sequer referenciado” por tudo o que fez pela música angolana.
O seu lugar na História cultural e política de Angola está assegurado, o seu legado também.
E, essas, são homenagens bastantes, capazes de derrubar a indiferença dos que têm efemeramente o poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário