terça-feira, 25 de maio de 2010

Staff Benda Bilili



Quando julguei que já nada me espantava, eis que deparo com os Staff Benda Bilili, uma das maiores revelações da música africana da última década e que tiveram em 2009 o seu ano de consagração internacional.
Os Staff Benda Bilili são um grupo da República Democrática do Congo que integra músicos paraplégicos, vítimas de poliomielite em crianças, que dormiam e ganhavam a vida nas ruas da capital congolesa a cantar e a tocar.
A banda nasceu no jardim zoológico de Kinshasa, onde ainda ensaiam. Aos cinco músicos iniciais, juntou-se um jovem, de 17 anos, exímio guitarrista de rua. Juntos misturam ritmos tradicionais, funk e a versão local da rumba, com instrumentos criados pelos próprios com objectos que encontram na rua.
A história do grupo está retratada no documentário francês «Benda Bilili», dos realizadores Renaud Barret e Florente de la Tullaye, que estreou numa sessão paralela do Festival de Cannes, na Quinzena dos Realizadores. Ao longo de cinco anos, os dois realizadores captaram imagens que vão desde a fundação da banda até concertos em prestigiadas salas europeias.
O álbum de estreia dos Staff Benda Bilili «Trés, trés fort» alcançou o primeiro lugar da World Music Charts Europe, em Maio de 2009; foi considerado o melhor do ano pela revista «fRoots»; e eleito o melhor álbum de world music de 2009 pela «Mojo». Também em 2009 receberam o prémio Womex, que normalmente só é entregue a músicos em final de carreira, como reconhecimento do seu exemplo extraordinário de dedicação à música.
A vida que os rodeia e a doença são as fontes onde os músicos bebem para compor.

3 comentários:

  1. Fiz um link com este artigo em : http://retratoa4maos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. É assim que se vai quebrando o ciclo da discriminação e do preconceito. Belo blogue este, presumo, feito a quatro mãos.

    ResponderEliminar