segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um caso sério


Sebastião Vemba parte no dia 25 deste mês para o Uganda para disputar a 15º edição do prémio Jornalista Africano CNN/MultiChoice. Na mala leva um conjunto de reportagens publicadas em três edições do Novo Jornal que retratam o desalojamento dos moradores do bairro Benfica da Ilha de Luanda.
O jovem jornalista, de 25 anos, foi um dos 27 finalistas seleccionados pelo júri num total de 975 candidaturas, em representação de 40 países, para a edição deste ano dos prémios, que coincide com as comemorações dos 30 anos da cadeia americana CNN.
Vemba é o terceiro angolano a chegar a uma final, depois de José Luís Mendonça e Ernesto Bartolomeu, que ganharam o prémio na categoria em português. E um dos mais jovens candidatos seleccionados.
A escolha de Sebastião Vemba, que vai disputar o prémio na categoria de notícias gerais em Língua Portuguesa com o moçambicano Sérgio Sitoe (da cadeia televisiva Miramar) e o grande prémio, é a confirmação de que, apesar de jovem, é já uma certeza no jornalismo.
O olhar desperto e atento aos pormenores e a capacidade narrativa fazem dele um excelente repórter . A estes ingredientes, Vemba soma uma inquietação permanente que extravasa também com a música. Tião MC, seu nome artístico, escolheu o hip hop e o rap para se expressar musicalmente. E em conjunto com o seu primo e também rapper, Mr. Leos, criou a «Casa de Rimas», Editora, Promotora e Distribuidora Independente que realiza quinzenalmente espectáculos e debates na comuna do Ngola Kiluanje.
O Prémio Jornalista Africano do Ano CNN foi criado em 1995 com o objectivo de reconhecer e incentivar a excelência do jornalismo por toda a África. Sebastião Vemba representa Angola e a Língua Portuguesa e qualquer que seja o resultado anunciado no dia 29 de Maio já ganhou. Porque ele é um caso sério no jornalismo angolano.

2 comentários:

  1. Jornalismo Angola a dar largos passos. Parabéns ao Vemba, gostaria que fosse publicado aqui mais materias sobre/dele...

    ResponderEliminar
  2. O mais apropriado é publicar aqui o conjunto de trabalhos que valeram a nomeação do Sebastão Vemba e é isso que farei. Obrigado.

    ResponderEliminar