terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Finding Mike (crónica publicada no Novo Jornal*)

                                                                 Jonny no momento em que abraça Mike, após o reencontro

Jonny Benjamin tentou pôr termo à vida. Farto de lutar contra uma doença, entre o transtorno bipolar e a esquizofrenia, o jovem viu na ponte londrina de Waterloo uma resposta para a sua queda no abismo. Dirigiu-se à estrutura sob o rio Tamisa e posicionou-se para o salto. Um cidadão que passava aproximou-se dele e conseguiu dissuadi-lo. Recuperá-lo para a vida.
“Por favor não faça isso. Eu já estive no seu lugar e você pode melhorar. Vamos tomar um café para podermos falar sobre isso”, disse-lhe o estranho, que se identificou como Mike.
Seis anos depois, Benjamim quer reencontrar esse homem para lhe agradecer. “Se não fosse ele, hoje provavelmente não estaria aqui”, afirmou ao jornal «Metro», para explicar a campanha «Finding Mike», que lançou no intuito de encontrar o rasto do homem que o salvou.
O gesto do desconhecido mudou completamente a perspectiva que Benjamin tinha da vida. Por isso, nunca deixou de pensar em Mike. Por ele, envolveu-se em campanhas de sensibilização sobre doenças mentais e, por ele, desdobra-se numa busca que já circula em várias redes sociais.

Nélson suicidou-se no sábado, dois dias depois de ter ficado em cuecas num intervalo das aulas. Tinha 15 anos e muitas marcas infligidas por episódios de agressão e insultos, dirigidos por colegas. O adolescente era alvo sistemático de humilhação. No dia 9 de Janeiro, um grupo de alunos despiu-o, em pleno recreio, espoletando risos que estilhaçaram a sua alma frágil de menino. Nélson apanhou a roupa, vestiu-se e seguiu para a aula, sem dizer palavra: a vergonha estampada no rosto e a dor cravada no corpo. Às 23h36 de sábado pôs termo aos ataques, num pinheiro próximo de casa, em Adaúfe, no norte de Portugal. Deixou duas cartas, uma dirigida aos pais e outra à namorada.
A Inspecção-Geral de Educação e Ciência mandou abrir um inquérito para identificar eventuais situações de bullying (termo que caracteriza a existência de actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos), na Escola Básica 2/3 de Palmeira; o director do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, em Braga, onde está integrada a EB que o adolescente frequentava, desmentiu a existência de bullying e referiu-se ao incidente do dia 9 como “uma brincadeira”; uma docente da escola descreveu Nélson como “um rapaz diferente, que não reagia às piadas que faziam sobre ele e que não se interessava pelas aulas”, esquecendo-se que o silêncio e o alheamento são refúgios de quem é sistematicamente humilhado; e o pároco de Adaúfe, que baptizou o menino e que agora teve de o enterrar, lembrou que “alguns colegas da escola alertaram para o facto de Nélson ser constantemente maltratado” por um grupo de jovens. “Sei que foram dados sinais de alerta e que a escola não os terá valorizado. Ele não se queixava, resignava-se, mas alguns colegas revoltaram-se com a situação e falaram com professores e responsáveis da escola, mas, pelos vistos, a escola achou que eram coisas de canalha e não ligou", lamentou o sacerdote.
O que ainda ninguém conseguiu explicar à mãe de Nélson é porque razão o seu menino morreu.

Gisberta foi assassinada, em Fevereiro de 2006, no Porto, na sequência de agressões infligidas por um grupo de adolescentes, com idades entre os 12 e os 16 anos. Gisberta, ou melhor Gilberto Salce Júnior, era uma transsexual brasileira, de 46 anos, que vivia em Portugal há mais de duas décadas.
A vida trocou-lhe o sexo e as voltas. A sua sorte virou madrasta e, para sobreviver, prostituiu-se, entrando numa espiral de doença e dor, que a atirou para o fundo de um fosso, onde foi morta. Durante dois dias, sofreu todo o tipo de violência verbal e física. Foi mantida sob cárcere por um grupo de rapazes até ao último suspiro, num caso que chocou Portugal e o Brasil e que acendeu um debate sobre o que leva adolescentes a exerceram aquele tipo de violência.
O músico e compositor portuense Pedro Abrunhosa compôs uma canção para lhe devolver a sua dimensão humana. Maria Bethânia escolheu a «Balada de Gisberta» para encerrar a primeira parte do espectáculo «Amor, Festa e Devoção», que subiu ao palco, em 2010, mostrando como “a distância até ao fundo é tão pequena” e a queda também, se não houver quem nos deite a mão, como fez Mike, na ponte de Waterloo. Até aos que humilham e infligem dor gratuitamente.


Publicada no dia 17 de Janeiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário