quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sejamos honestos (crónica publicada no Novo Jornal*)

Cento e noventa e um estados membros da ONU assinaram, em 2000, uma declaração onde se comprometiam a desenvolver políticas para alcançar oito objectivos, com a erradicação da pobreza extrema e da fome à cabeça.
A um ano do termo do prazo estabelecido na Declaração do Milénio – 2015 - o balanço é embaraçoso e, à excepção do continente africano, da Ásia e da América do Sul, onde se registaram avanços no primeiro dos oito objectivos traçados, o panorama é pior do que aquele que se vivia na dobragem do milénio.
Na Europa e nos EUA, houve um retrocesso tão significativo que, hoje, em cidades como Nova Iorque mais de 20% das crianças vivem em lares onde não existem alimentos suficientes. Um aumento de 10% face aos últimos anos, segundo um estudo da «Coligação contra a fome».
É certo que uma fatia das crianças com insuficiência alimentar na capital financeira dos EUA é resultado do devastador furacão Sandy, ocorrido há um ano, que deixou muitas famílias sem tecto. Mas a maior parte, segundo a «Coligação contra a fome», está relacionada com os cortes orçamentais nos programas sociais e uma economia norte-americana ainda débil.
O prosseguimento dos cortes deixa prever que o “pior ainda está para vir”, alerta Joel Berg, director da coligação: “Enquanto os ricos garantem uma alimentação melhor que nunca, entre os nossos vizinhos um em cada seis luta contra a fome”.
Cenário idêntico regista-se em muitas cidades europeias, exauridas por planos de austeridade que servem apenas “para salvar bancos”, como alertou o presidente do Parlamento Europeu, que se candidata à presidência da Comissão Europeia.
Martin Schultz tem-se batido contra a austeridade e quer uma Europa próspera e mais solidária, defendendo uma inversão de marcha no caminho seguido pela UE, que fortalece os mercados (bancos, seguradoras, bolsas e multinacionais), mas deixa na rua da amargura a esmagadora maioria dos seus cidadãos.
Não é difícil perceber o que Schultz diz e a urgência do que ele diz. A Europa, tal como os EUA, andou para trás, se não em todos, pelo menos nos mais importantes objectivos do milénio.
Dados de Outubro de 2013 revelam que o número total de pessoas com fome crónica caiu 17% desde 1990. Trocando por miúdos, uma em cada oito pessoas no mundo sofre de fome crónica, aponta a ONU, estimando em 842 milhões o número de pessoas subnutridas no mundo, entre 2011 e 2013. Menos 26 milhões do que no período anterior. A grande maioria está nos países em desenvolvimento, mas há 15,7 milhões a viver em países desenvolvidos, onde se registou um retrocesso, com novos pobres a surgirem diariamente. Começam por perder o emprego, depois a casa e depois os alimentos.
Em 2012, Portugal acordou para uma realidade que julgara ter deixado para trás. Dezenas de crianças deram entrada nos hospitais com sintomas de subnutrição. Por estarem desempregados, os pais deixaram de ter dinheiro para comida. Muitas escolas fizeram planos de emergência e passaram a alimentar os alunos. Um ano depois, o cenário piorou. As famílias sofreram mais cortes nos salários e reformas, outras viram um ou os dois membros do casal ficar sem emprego e, em sentido inverso, os ricos ficaram mais ricos (alguns duplicaram a fortuna) e novos ricos despontaram, agravando o fosso das desigualdades.
Depois de muito bater na tecla da austeridade, o presidente da Comissão Europeia reconheceu, terça-feira, em Bruxelas, que os objectivos da Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo não estão a ser alcançados. Desde 2010, a UE aumentou em 6, 7 milhões o número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão. E Durão Barroso, na Convenção Anual da Plataforma Europeia Contra a Pobreza e Exclusão, lá disse aquilo que é óbvio: “Vamos ser honestos: hoje, a situação é pior”.
Mas foi preciso vir primeiro o Papa Francisco clamar contra a “nova tirania económica” fruto de um capitalismo sem limites, que produz desigualdade e exclusão social e que irá resultar em violência e explosão.
Os políticos parecem ter desistido e estão a consentir um retrocesso civilizacional, que só admite duas classes: os ricos (poucos) e os pobres (a esmagadora maioria). Será que conseguem? É que ainda há muito quem esbraceje e, finalmente, vemos uma Igreja atenta aos problemas dos homens.


*Publicada no dia 29 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário