quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Travar o deserto (crónica publicada no Novo Jornal*)


                                                            Yacouba conseguiu travar o deserto. Hoje tenta travar a 
                                                            destruição da floresta 

1 - Foi com as palavras de Nelson Mandela que o ex-Presidente de Moçambique Joaquim Chissano fechou uma carta aberta aos líderes africanos, numa altura em que definem uma posição comum africana sobre a nova agenda para o desenvolvimento que irá substituir os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, cuja vigência termina em 2015.
“«Ser livre não é um mero rebentar das correntes de alguém», disse Nélson Mandela, «é viver de um modo que respeite e melhore a liberdade dos outros». Sejamos fiéis às suas palavras imortais”, escreveu Chissano, apelando aos líderes do continente para se “apoiarem nas lições do passado” e “prestarem atenção às realidades presentes”.
Chissano encoraja os dirigentes a tomarem uma “posição forte em prol dos direitos humanos fundamentais” e que “garantam as liberdades básicas de todos os seus cidadãos”, o que significa avançar nas “três prioridades que estão no centro do desenvolvimento sustentável: o empoderamento das mulheres e a igualdade do género; os direitos e o empoderamento dos adolescentes e dos jovens; e a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos de todos os cidadãos”.
Estas prioridades interligadas e as suas implicações nas políticas representam, segundo o ex-Presidente moçambicano, “não só imperativos dos direitos humanos, mas também investimentos inteligentes e rentáveis para desenvolver sociedades mais equitativas, saudáveis, produtivas, prósperas e inclusivas e um mundo mais sustentável”.
“Não podemos mais discriminar as pessoas com base na idade, sexo, etnicidade, estatuto migrante, orientação sexual e identidade de género, ou outra qualquer base, precisamos de libertar o potencial inteiro de todos”, defende Chissano.
Embora, perceba a resistência a algumas destas ideias, o ex-Chefe de Estado considera que não se pode ficar indiferente ao curso da história, sobretudo do século passado, que é o “da expansão dos direitos e das liberdades fundamentais”, instando os lideres africanos a ficarem ao “leme desta causa” e a não refrearem. “Não neste momento crítico”, porque a agenda que vão ajudar a forjar é, não só para o momento, mas “para as próximas gerações e para o mundo”.

2 - No mundo da tecnologia, que todos os dias prega rasteiras à ficção científica do século XX, um africano pobre de uma aldeia remota do Burkina Faso conseguiu resolver uma crise, a que nem os cientistas e organizações de desenvolvimento conseguiram dar resposta.
Usando técnicas de reflorestamento e conservação do solo ancestrais, o velho Yacouba Sawadogo conseguiu travar a desertificação das terras no norte do seu país.
Os métodos que usava eram tão estranhos que até os colegas agricultores o ridicularizaram. Yacouba não se deixou desmoralizar e, graças à ajuda de alguns – poucos - crentes, conseguiu vencer o deserto. Os críticos não tiveram outra alternativa senão engolir em seco e tomar nota de uma receita que, em apenas 20 anos, converteu uma área completamente estéril numa floresta de 30 hectares de expansão, com mais de 60 espécies de árvores.
Munidos com enxadas, machados ou cabos de madeira com pedaços de metal cravados, as brigadas de Yacouba cavaram milhões de buracos no solo duro do Burkina Faso, posteriormente enchidos com adubo e esterco. Sementes de árvores, milho ou sorgo foram plantados neste composto. Os buracos encheram-se de água na estação das chuvas e graças à técnica Zai (antiga prática agrícola africana) foram capazes de reter a humidade e os nutrientes durante a época seca.
No espaço de poucos anos a terra foi invadida por um manto vegetal frondoso, que fez regressar a população às terras abandonadas e, de acordo com Chris Reji, especialista em gestão de recursos naturais do Centro de Cooperação Internacional, "dezenas de milhares de hectares que eram completamente improdutivos tornaram-se produtivos novamente".
Em 2010, o cineasta Mark Dodd fez um documentário sobre «O homem que parou o deserto», a prática foi disseminada e alargada a outras regiões e Yacouba tornou-se estrela de ambientalistas, percorrendo vários países a explicar a sua revolução.
Hoje Yacouba enfrenta novo desafio. Tenta reunir 20 mil dólares para comprar a sua floresta. Um projecto de expansão recente levou-lhe uma parcela importante, porque continuam a existir líderes que confundem desenvolvimento e que precisam estar atentos ao apelo de Chissano.


*Publicada no dia 24 de Janeiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário